Associação Cultural e Musical de Avintes - Banda Filarmónica
Academia de Musica e Artes de Avintes

No modo em que se encontra a funcionar atualmente, ou seja, de uma forma autónoma dentro da própria Associação, foi criada em 5 de Janeiro de 1996.
Muito embora existisse uma “Escola de Música” integrada na Banda Musical, apenas foi conseguido em momentos pontuais, de curta duração, que a mesma funcionasse em termos considerados, no mínimo, razoáveis.
No momento atual, vem sendo ministrado além de iniciação e formação musical, o ensino de uma grande e diversificada variedade de instrumentos musicais, de sopro, percussão, cordas e teclas, sendo ainda ministradas aulas de Ballett, Dança Jazz e Aeróbica.
Existem vários Grupos, ou Classes de Conjunto, destacando-se a Classe “Orff”, a Classe de Guitarras e as Classes de Conjunto. O ensino de todas as disciplinas é da responsabilidade de professores e monitores, devidamente habilitados e credenciados.
Atualmente frequentam a “Academia” cerca de 160 alunos de vários escalões etários, nas várias disciplinas (música e dança).
E seu Diretor Pedagógico o Prof. Ruben Castro.